quinta-feira, 23 de outubro de 2008

La revancha del tango

A mistura de estilos musicais tem suprido a necessidade do público que anseia em desviar-se da rotina, mas não abandona as raízes e o que tem como referência. A salada que me delicio hoje é tango eletrônico.
No Brasil, em 2004, o estilo foi introduzido pelo grupo francês Gotan Project. Apesar de ser tema de personagem de novela, a música não se popularizou. A nova tentativa de inserir o neotango vem através da atual telenovela da Rede Globo, A Favorita, que tem como tema de abertura a música Pa’ Baillar da banda Bajofondo. Vamos conferir se essa revanche terá maior repercussão, e se um número maior de pessoas irá aprovar a receita dessa salada.
http://www.youtube.com/watch?v=7qtaFHgL_VI

*Vídeo 01: Gotan Project – La Revancha Del Tango (Ao Vivo)
http://www.youtube.com/watch?v=D9TmiwA16s4

*Vídeo 02: Bajofondo – Pa’ Baillar (Dir. Pablo Casacuberta)
Agradecimentos:
1. A todos que estão lendo e comentando o que venho postando neste blog. Críticas e sugestões são bem-vindas!
2. Ao músico e produtor David Cadeira por ter me apresentado Gotan Project.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Guitar Hero: Você não precisa só ouvir, agora pode também fazer parte da sua banda preferida

Expressão “meio-muito” brega, mas deve ser esse o conceito que os idealizadores da série Guitar Hero tiveram em mente, e com razão. Lançado em 2005, o videogame funciona como um simulador através de um controle em forma de guitarra, onde o aspirante a Jimi Hendrix pode guiar a melodia de acordo com o que já existe programado. Dizem as más línguas que a proposta financeira feita aos músicos é tão boa que a banda Aerosmith lucrou muito mais com o game do que com a venda dos seus discos, e até o Metallica se rendeu aos encantos dos zeros contidos no cheque, provando o sucesso que tem feito a brincadeira.

O Guitar Hero acumula avanços em termos tecnológicos a cada versão lançada. A última novidade é que a velha guitarra abandonada no canto da sala poderá ser ligada diretamente no videogame, aproximando o jogo da realidade. Será que a palavra “talento” perderá o valor? Contudo, vale observar que as bandas de destaque do game são as de muito sucesso há pelo menos duas décadas, o que nos faz lembrar o conceito BisCultural*, de que na música nada mais se cria, tudo se copia – parafraseando Lavoisier e Chacrinha.

De qualquer forma, a complexidade existe e quem joga sente. Alguém aí se arrisca?

*Ler postagem 07 de Outubro

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Reinventar é preciso

A ciência já descobriu como transformar os seres antes que estes nasçam. A tecnologia já avançou o suficiente pra saber qual o prazo de validade do invento lançado no mercado ontem. Mentes verdadeiramente criativas estão em extinção, e a arte em geral pede bis. Percebe-se hoje um “re-play” de tudo o que assistimos e ouvimos. Estilos que misturados, ou não, fazem uma salada de tudo o que já conhecemos com direito a injeções de vitaminas de outras frutas e legumes.

No BisCultural a “arte” ultrapassa o óbvio e pode ser detectada em seus diversos níveis nos locais menos esperados. Já que reinventar é preciso, e o que é bom mesmo é pra ser repetido, aqui você encontrará informações sobre tendências culturais recriadas para atingir a expectativa de um mercado cada vez mais diversificado e capaz de absorver informações em múltiplas linguagens.

Sejam bem-vindos!