sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Praia do Futuro é cenário de Sunlit Berlin

Em entrevista ao Jornal O Povo, o cineasta cearense premiadíssimo, Karim Aïnouz, divulgou informações sobre Sunlit Berlin, seu próximo filme. Ele, que nasceu em Fortaleza, mas viveu grande parte da vida entre a Europa e os Estados Unidos, tem como títulos de sucesso internacional, Madame Satã (2002) e O Céu de Suely (2006). Agora, irá dirigir uma co-produção entre a produtora brasileira Coração de Selva, e a alemã X Filme. Pelo que foi dito na entrevista, pelo menos metade do filme se passa na Praia do Futuro, e a outra parte em Berlim, para onde o personagem principal viaja em busca do irmão mais velho.

O conteúdo do roteiro me pareceu bastante previsível, mas o que me chamou bastante atenção foi a escolha do cenário. Afinal, o Ceará tem inúmeras praias mais belas que a Praia do Futuro (foto 1). Karim declarou que muitas das suas melhores memórias ele viveu ali. “A Praia do Futuro é um lugar que eu lembro de ter vivido grandes experiências”, comenta. Podemos imaginar que tipo de local ele vê quando pensa na atual Praia do Futuro (foto 2). De qualquer forma, se em Sunlit Berlin ele conseguir transmitir toda a sua paixão pelo local, quem sabe se concretize a imagem, tal como ele observa, sob nossa ótica.




* Foto 1: Praia do Futuro (Barraca Vira Verão)

* Foto 2: Imagem Praia do Futuro (sem identificação)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval em Fortaleza


O carnaval está chegando, ou melhor, está encima! E para quem ainda não se decidiu, esta é a hora!

De acordo com uma enquete feita pelo Portal Verdes Mares, 53% dos fortalezenses vão passar o carnaval em casa. Não são dados oficiais, mas tudo indica que muita gente ficou com medo da crise financeira que assustou os países de primeiro e terceiro mundo, e está pensando duas, três, quatro, ou até cinco vezes, antes de gastar.

O clima carnavalesco é diferente em todas as partes do país. Isso também se repete no Ceará, exemplo: quem quer tranqüilidade e boa música, está optando por Guaramiranga; já quem está pensando no mix de praia e fuzarca, vai para Beberibe! Agora, quem acha que ficar em Fortaleza é sinônimo de morgação, é pura ilusão. A Prefeitura resolveu surpreender a população preparando uma programação diferente este ano, confira:

Carnaval Humberto Teixeira – Na avenida Domingos Olímpio, centro da cidade. Da rua Barão de Aratanha à rua Senador Pompeu acontecem os desfiles oficiais das agremiações carnavalescas de Fortaleza. De 22 a 24 de fevereiro, sempre a partir de 16h.

Carnaval Asa Branca - Praia de Iracema (próximo à Caixa D'água dos Peixinhos), onde haverá um palco armado ao longo dos quatro dias de carnaval para a realização de shows com nomes nacionais e locais. Também será o espaço de concentração dos blocos de pré-carnaval que animarão a festa aos finais de tarde, precedendo os shows. Sempre a partir de 17h.

Carnaval Dona Mocinha - No Bar da Mocinha, Praia de Iracema, número 140 da rua Padre Climério, entre as ruas João Cordeiro e Antonio Augusto. A Prefeitura Municipal de Fortaleza monta uma estrutura especial para atrair foliões e amantes do samba, choro e carnaval. Esse pólo é uma homenagem à "rainha" do samba fortalezense. Com a participação do bloco Num Ispaia Sinão Ienchi e sambistas do bairro. Sempre a partir de 17h.

*Foto divulgação


O carnaval que acontece na Avenida Domingos Olímpio já é tradicional. Chamam atenção do público as marchinhas, maracatu (foto) e outras vertentes, aproveitando para fazer um resgate cultural. Para quem curte um pop-regional nacional, a dica é estar no carnaval da Praia de Iracema (Caixa D’água dos Peixinhos) – uma boa pedida para casais enamorados. E para a turma que quer sambar e tomar aquela cerveja gelada, o Bar da Mocinha é o pólo carnavalesco que fará a diferença este ano.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cenário Cultural - Parte 01


Depois de tanto falarmos sobre animes, mangás, j-music, e tudo mais que abrange a cultura pop japonesa, é hora de voltarmos um pouco nosso olhar para o que tem de bom na “terra da luz”. Fortaleza, que recentemente sediou a segunda edição do Sana Fest, foi espaço também, até o último domingo (15/02), da Monstra Comix (foto 01). O evento tratava-se de uma exposição apresentando quadrinistas de diversas partes do mundo, inclusive do Ceará. A Monstra foi a primeira exposição de HQ patrocinada pela Secult-Ce, exibida desde a inauguração do espaço Sobrado Doutor José Lourenço – lembrando que trata-se de uma casa de três andares construída na metade do século XIX recém restaurada.

E por falar em arte moderna/contemporânea – acredito que posso encaixar quadrinhos nessa classe artística – vale lembrar a quem está por aqui, que se encerra dia 22 de fevereiro, em pleno carnaval, a exposição de um dos principais artistas do abstracionismo: Antônio Bandeira (foto 02). Gravuras e desenhos, a maioria inédito, além de objetos pessoais, como cartas, documentos e instrumentos pessoais, estão expostas no Espaço Cultural Unifor, no próprio campus da universidade.

Foto 01 - Cartaz de abertura Monstra Comix

Foto 02 - Quadro "sem título" do artista plástico Antônio Bandeira