segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Nodame Cantabile: Mangás, TV e Cinema


Adaptações literárias para o cinema, já não são nenhuma novidade. A verdade é que a transposição de mídias se popularizou de tal forma que, deixando os romances e biografias de lado, a indústria audiovisual tem abraçado roteiros baseados em comics e, até mesmo, jogos de video game. Enquanto isso vem crescendo em Hollywood, em alguns países da Ásia já é de praxe transformar uma história em quadrinhos de sucesso numa versão animada, acompanhada de uma série live action e, dependendo do ibope, um filme estrelado por ídolos do momento.

Publicado no Japão de 2001 a 2009, o mangá Nodame Cantabile (de Tomoko Ninomiya) tem como principal enredo a história dos estudantes universitários de música clássica Shinichi Chiaki e Megume Noda. Em um universo cheio de princípios que envolvem dedicação e seriedade, a trama é desenvolvida de forma cômica e irreverente. Inicialmente o casal encontra-se em Tóquio e, por conta de um destino pouco misericordioso com Chiaki, percebe-se vizinhos de dormitório e únicos alunos do mesmo instrutor. A realização profissional, trabalho em equipe, superação de obstáculos, relacionamentos e família, são algumas estapas que os protagonistas precisam superar antes antes de alcançarem a segunda fase do enredo, que acontece em Paris.

A diversidade dos temas destacados aumentou a extensão do público, e o sucesso resultou em três temporadas animadas, duas temporadas em série live action e dois filmes. Para quem ainda não conferiu as produções, é fácil encontrá-las navegando pelos fansubs. Tanto na telinha como na telona, as áreas clássicas interpretadas pelos personagens fazem mesmo valer a pena. Infelizmente, a direção peca em excesso de surrealismo nas cenas cômicas do dorama, mas cresce em termos de adaptação e cena na versão cinematográfica, onde os protagonistas estão afinadíssimos em seus papéis.



Nenhum comentário: